Promover a responsabilidade social e ambiental é uma atitude cultivada cotidianamente dentro da nossa empresa. A preocupação com a sociedade e com o meio ambiente deve começar de dentro pra fora, ou seja, começa com a conscientização do nosso dos nossos colaboradores, gestores, Clientes e fornecedores para só assim partir para a sociedade. Essa conscientização se dará pelas campanhas de utilização e economia de energia e água.

Para ajudar e participar de causas sociais e ambientais, pequenas ações, com valores éticos, morais e sociais podem fazer uma grande diferença e é essa diferença que nos buscamos proporcionar a nossa sociedade e meio ambiente.

Campanhas de Responsabilidade Social e Ambiental

Temos como objetivo implantar ações que promovam a responsabilidade social e ambiental concomitantemente. Para tal estabelecermos o compromisso de realizar coletas seletivas do lixo, internamente na empresa e externo, sendo nos locais de realização dos serviços de montagens de stands e feiras, sendo os materiais recicláveis doados para instituições com fins sociais. Consumo consciente de energia e água, adesivos informativos e educativos, recolhimento das tampinhas de garrafas PET para serem doadas ao Lar Torres Melos, que com as vendas destas tampinhas ajudam os idosos internos. Instituições que recebem as doações:

Lar Torres de Melo
Fundada em 1905 por Jose Torres de Melo. O Lar cuida de idosos, proporcionando-lhes melhores condições de vida, moradia, saúde e alimentação de qualidade.
Endereço: Rua Júlio Pinto, 1832 – Jacarecanga, Fortaleza – CE.

Associarte
A Associação de Arte, Cultura e Preservação Ambiental – ASSOCIARTE tem como finalidade melhorar a vida de seus associados, num ambiente onde se realizam discussões envolvendo temas e objetivos comuns ao grupo.
Endereço: Rua Maranhão, 530 – Parque Havaí, Eusébio – CE.

A Arte – Associação dos Artesãos do Eusébio
A Arte foi fundada em 2005, com a principal finalidade de promover e facilitar o trabalho dos artesãos de Eusébio. Os Artesão associados tem como foco a reciclagem, venda e renda do material produzido pelos associados.

Campanha: Uso consciente

A campanha interna do uso consciente teve início no mês de maio de 2014 e se relacionou aos impactos que o consumo não racional pode ocasionar. O Tema consumo consciente de Energia e Água foi escolhido este ano para orientar os colaboradores quanto ao uso de bens sustentáveis e econômico dentro da empresa e na sociedade.

A ideia é promover uma melhoria continua, com mudanças de comportamento do colaborador estendendo-se aos diversos grupos sociais a que ele se insere, além de boas praticas de conservação ambiental no ambiente de trabalho como um todo. Será exposto na empresa um cartaz informando sobre a campanha, como acontecerão as formas de racionamento e uso consciente e explorando os índices de gastos de água e energia.

Medidas:

• Será colocado em todos os pontos de tomadas adesivos com informações e solicitação para o desligamento das luzes quando sair da sala.
• Nos computadores terá adesivos para desligamento dos monitores quando não tiver utilizando-o.
• Adesivos no ar condicionando e no controle para desligar quando sair da sala.
• Avisos nas torneiras dos banheiros e copa.

Campanha: Lixo Reciclado

Ecoelce: 7 anos de benefícios para a população cearense

 O projeto faz com que milhares de famílias cearenses paguem a conta de energia através da troca de resíduos. Sete anos de responsabilidade socioambiental, benefícios para a população e para o meio-ambiente. É desta forma que é avaliado o trabalho realizado pelo programa Ecoelce, da distribuidora de energia Coelce, do grupo Endesa, no qual troca resíduos por descontos na conta de energia elétrica.

Sobre o projeto

 O projeto, que desde janeiro de 2007, tem cerca  de 426 mil clientes cadastrados, alcançando a cada novo ano expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 16.400 toneladas de resíduos e cedido R$ 2.068.000,00 em descontos na conta de luz. O Programa tem atuação em todo o estado do Ceará e possui atualmente 97 pontos de coleta distribuídos em 28 municípios, atendendo cerca de  100 comunidades. Atuamos com 47  parceiros entre recicladores, associações, órgãos públicos e empresas privadas que cedem espaço para funcionamento do Ecoelce.

Destes pontos, 35 são fixos, 29 comunidades são atendidas pela ECOELCE ITINERANTE e 33 são coletas periódicas em comunidades do interior. Os clientes Ecoelce além de exercer ação sócio-ambiental trocando lixo reciclável por bônus na conta de energia,  podem doar seus bônus para instituições beneficentes. Nos pontos de coleta é disponibilizado lista de sugestão de instituições para doação.

Por seus resultados, o Ecoelce já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foram a indicação entre os 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação e  o prêmio ODM Brasil que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre outros, pode-se citar que foi eleito, pela revista Exame em conjunto com o Monitor Group, uma das 25 melhores inovações brasileiras da última década e foi um dos dez ganhadores do World Business and Development Awards (WBDA), premiação da Organização das Nações Unidas (ONU), como um dos projetos mais importantes quanto ao seu alinhamento com os princípios do Pacto Global, estando entre os 20 mais relevantes no mundo. Além disso, foi eleito como um dos mais importantes projetos da América Latina alinhados aos princípios do Pacto Global (United Nations – Global Compact).

Como funciona

Qualquer cliente Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.
Após o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Consulta de Bônus e Resíduos

Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto:

• Papel e papelão
• Garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET)
• Latas e cerveja e refrigerante
• Embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de nescafé, aguardente, etc.)
• Ferros em geral, arames e pregos
• Tetrapak
• Plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc.)
• Óleo de cozinha